Blog

pH - Acidos x Alcalino

pH - Acidos x Alcalino

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre pH, o que acha de aprender um pouco mais sobre ele?

Então vamos lá

O que é pH?

pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois  indica a concentração de íons H+ em um meio qualquer.  De uma forma mais clara, pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade desse meio.

O pH possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido, neutro em 7,0 e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico).

 

Para cada região do corpo há um pH diferente, isso se deve as diferentes composições químicas e biológicas de cada região. O pH do nosso estômago é em torno 0,9 a 2,0, o pH da nossa pele é em torno 4,5 a 5,8 e o pH dos cabelos é em torno de 4,2 a 5,8. E por aí vai.

 

O pH e os cosméticos capilares:

O cabelo com as cutículas seladas e alinhadas é capaz de reter a hidratação e os nutrientes nos fios. Para isso, produtos com o pH ácido são capazes de selar as cutículas deixando os cabelos com brilho e saudáveis.

O cabelo com as cutículas abertas é o que chamamos de um cabelo poroso que não é capaz de reter a hidratação ou qualquer tipo de nutriente. Por outro lado, produtos com o pH alcalino abre as cutículas deixando os fios frágeis e sem vida.

Como o pH fisiológico dos cabelos é em torno de 5, o shampoo ideal precisa ter um pH em torno de 4,5 e 5,5 para não agredir as cutículas.

Os shampoos antirresíduos normalmente possuem o pH em torno de 8 (básico ou alcalino), por isso ouvimos dizer que esse tipo de produto danifica os fios pois ele abre bem as cutículas. Quando usado corretamente, uma vez a cada 15 dias, uma vez por mês ou mesmo para abrir as cutículas antes de tratamentos, não ocasionam danos aos fios. 

Pessoas que possuem escova progressiva devem evitar shampoos antirresíduos, uma vez que a progressiva sela os fios. Quando você lava com antirresíduos e abre as cutículas, você retira mais rapidamente a progressiva. Por isso, quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH fisiológico (4,5 – 5,5) ou ácido (3,8 – 4,4).

No caso de pH neutro, os shampoos infantis possuem pH em torno de 7,0, que é o mesmo pH da lágrima, por isso não arde os olhinhos do bebê. Já em adultos pode causar ressecamento quando usado com frequência.

As Máscaras, condicionadores e leave ins, para selar as cutículas, devem possuir um pH mais baixo que do shampoo com pH fisiológico. Por exemplo, digamos que você use um shampoo com pH 5,5, é legal usar uma máscara com o pH entre 3,0 a 4,0 para "fechar" as cutículas.

Geralmente relaxamentos e colorações possuem pH alcalino, por isso eles danificam nossos fios. Muitos relaxamentos vem com um passo chamado neutralização e geralmente esse passo é ácido, para restabelecer e reequilibrar o pH dos fios. Existem acidificantes no mercado que devem ser usados depois de colorações e procedimentos desse tipo.



Comentários

Andressa Venâncio Matias

23 de julho de 2017

Onde vemos o PH nós Shampoo e nós cremes? Não sei!

Deixe um Comentário

Instagram

Youtube

Academia Enze Academia Enze
Nosso Telefone

(17) 3500.6101

Nosso Endereço

Av. Otaviano Fava , 9186, São Francisco - São José do Rio Preto/SP

Nosso Email